Sobre a Empresa

O que é Escaneamento com Luz Estruturada?

Nas últimas décadas, um dos maiores avanços nas tecnologias de manufatura, foi o desenvolvimento e crescimento das técnicas de Escaneamento 3D. Encontrar formas de mapear precisamente objetos 3d complexos foi, por um longo período, visto como o Santo Graal para muitos cientistas e engenheiros, mas parecia uma tarefa impossível antes do desenvolvimento de cameras sofisticadas e computadores com alto poder de processamento.



Atualmente, mesmo hobistas e entusiastas podem criar um scanner 3D amador usando equipamentos básicos e de fácil aquisição, como o Xbox Kinect, enquanto setores como o Médico e de Micro-Fabricação foram totalmente transformados pelo advento dos Scanners-3D de nível profissional.
Especificamente em odontologia, o escaneamento com luz estruturada se tornou uma ferramenta inestimável no processo de manufatura CAD/CAM de próteses odontológicas, implantes e outros, permitindo também que o profissional possa dimensionar qualquer estrutura com precisão.
 
A história do Escaneamento com Luz Estruturada
Os fundamentos para a construção do escaneamento com luz estruturada está presente em todo o mundo por milênios, a partir do momento que matemáticos egípcios e babilônicos começaram a usar a triangulação para calcular as dimensões físicas há mais de 5.000 anos. Mas foi apenas no final do século 20 que o desenvolvimento das primeiras câmeras avançadas estabeleceu as bases para o escaneamento com luz estruturada como conhecemos.
 
foi apenas no final do século 20 que o desenvolvimento das primeiras câmeras avançadas estabeleceu as bases para o escaneamento com luz estruturada como conhecemos.
 
O marco crucial para os cientistas foi o entendimento de que as câmeras representam mais do que simples imagens. Em vez disso, elas estão realmente coletando e exibindo os dados visuais da imagem. Enquanto os pesquisadores faziam experimentos dentro das possibilidades oferecidas pela então nova tecnologia de câmeras, eles tiveram que esperar até que a revolução do silício em 1970 levasse a indústria de computadores para um novo nível, permitindo o desenvolvimento de verdadeiras técnicas de digitalização 3D.
 
Hoje, o escaneamento com luz estruturada é uma ferramenta incrivelmente versátil para pesquisa e manufatura
 
Os primeiros scanners de luz estruturados eram rústicos, caros e difíceis de usar. Como tal, ficaram restritos às aplicações industriais e ambientes de pesquisa. No entanto, à medida que as câmeras e os computadores melhoraram rapidamente, as técnicas de iteração se tornaram mais rápidas, permitindo o começo da produção de equipamentos de escaneamento com luz estruturados no final dos anos 90.
Hoje, o escaneamento com luz estruturada é uma ferramenta incrivelmente versátil para pesquisa e manufatura, e tem sido usado em tudo, desde o desenvolvimento de naves espaciais da NASA até a análise detalhada de artefatos antigos - e, claro, na odontologia.
 
Como funciona o Escaneamento com Luz Estruturada
O funcionamento básico de um scanner de luz estruturada é simples: você projeta um padrão de luz estruturada em um objeto e depois filma com pelo menos uma câmera (geralmente duas câmeras) para capturar as formas que o padrão de luz é deformado pelo objeto. Triangulando imagens múltiplas do escaneamento, é possível calcular as dimensões do objeto em toda a sua complexidade.


 
A maioria dos scanners usa um padrão de listras alternadas, semelhante às sombras lançadas pela luz do sol passando por uma persiana. Com listras finamente calibradas e câmeras precisas, é possível medir as dimensões de detalhes muito pequenos, mesmo as variações mínimas na superfície de um preparo.
Ao processar os dados resultantes no software de escaneamento, você pode criar uma imagem 3D digital do objeto escaneado, que pode ser usada para projetar próteses dentárias ou mapear com precisão as dimensões da área escaneada.
O escaneamento com luz estruturada é frequentemente usado como uma alternativa à varredura laser 3D, devido à tendência de que os lasers sejam facilmente interrompidos por superfícies reflexivas, qualquer forma de transparência e até mesmo os padrões complexos de interferência na própria luz do laser.
 
a luz azul projetada a partir de LEDs sofisticados tornou-se o novo padrão
 
Com o advento do escaneamento com luz estruturada, a luz branca era preferida para o escaneamento, mas hoje a luz azul projetada a partir de LEDs sofisticados tornou-se o novo padrão, graças ao seu aumento na precisão e maior resistência a forças disruptivas, como reflexos ou mesmo a leve transparência da peça.
A Medit oferece uma variedade de sistemas de luz estruturada que podem ajudar seu laboratório a produzir peças extremamente precisas e acuradas. Entre em contato com a SmartDent para saber como o escaneamento com luz estruturada pode ajudar a melhorar os resultados dos trabalhos em seu laboratório.

Escrito por Jean-Francois Emmrich
Gerente de Relacionamento com o Cliente
Fonte: Blog Medit

Zepol-SI Criação de Sites